terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Desporto e seus benefícios




Desde a minha puberdade até 2006 que fui um bom atleta. Fui federado por vários clubes e fui campeão regional e distrital de atletismo. No que respeita às equipas, fomos também campeões Nacionais de pista de 5000m.
Pratiquei também futebol entre outros desportos. Porém, comecei a ter uma vida muito sedentária e, além disso, engordei uns 12kg.
Desde 2006 até à data de hoje que não praticava desporto.
De sábado a hoje, decidi voltar às origens; corri cerca de 15 min e depois fiz ginástica, voltei a correr durante 2h e meia e tornei a fazer ginástica.
Senti-me um pouco ofegante na respiração, tentei-a controla-la ao máximo.
As dores de músculo não demoraram muito a aparecer.
É óbvio que isto é anormal acontecer, mas também senti-me muito cansado (não vos vou mentir).
Amanhã vou descasar para não exigir muito do meu corpo e, depois, vou retornar a correr na quinta-feira.
Espero que, lá para o final do mês, comece a fazer fartleck’s, rectas de 200m e muitos alongamentos para manter a forma que tinha antes.
Por outro lado, eu, ao praticar este desporto, aprendi a trabalhar em equipa e com objectivos acrescidos como a competição.
Optei sempre por fazer desporto desde muito cedo.
Mas também sirvo-me do desporto como ocupação nos meus tempos livres, pois considero a actividade física muito importante, torna-me mais saudável e combato o sedentarismo.
Ao fazer exercícios físicos, vou conhecendo o meu corpo ao pormenor, desde as minhas possibilidades às minhas limitações, desenvolvo a minha capacidade motora.
Colaboro também para o bom condicionamento físico, aumento a capacidade Cardo-Pulmonar, melhoro a circulação sanguínea, tonifico os músculos, fortaleço as articulações, diminuo o stress e ajudo na queima de calorias entre muitos outros.
O exercício físico, juntamente com uma alimentação correcta, é uma boa maneira de prevenir e de remediar vários males próprios à minha saúde e à sua, caro leitor.
Com este tipo de incentivos, quero alertar que, a actividade física pode-me ajudar a atingir o peso corporal apropriado e a contribuir positivamente para a mudança de outros factores de risco de doenças coronárias, como a resistência à insulina e à hipertensão. Desta forma, contribuo para o controle de diabetes, colesterol alto e hipertensão arterial.


Através do meu texto, é um exemplo de notícias de encorajamento para a prática do desporto.

Próximo post:
Intelectualmente Filosófico

Sem comentários:

Enviar um comentário