domingo, 5 de dezembro de 2010

A Ciência E O Conhecimento Científico




Não há qualquer dúvida de que a ciência transformou profundamente as condições de vida do homem. Alterou não só as condições materiais do nosso viver, mas também as nossas actividades e ócios, bem como as nossas capacidades, cujos limites foram alargados de forma extraordinária …
Os meios, os instrumentos e os recursos de que nos servimos, quer a nível individual quer a nível das comunidades, têm hoje a marca da ciência. O nosso saber, as nossas formas de julgar e de decidir sobre o justo e o injusto, o bem e o mal, o lícito e o ilícito, etc…; estão igualmente influenciadas e impregnadas pelos efeitos da difusão, mais ou menos generalizada, dos conhecimentos científicos. A ciência mudou a nossa maneira de pensar, alterou o que se costuma designar como mentalidade.
A ciência instaurou no horizonte da vida humana o sentido de constante e permanente modificação; os conhecimentos científicos foram mudando as ideias do homem a respeito de si próprio e a respeito do mundo e instalaram, por um lado, a convicção de um progresso contínuo; por outro, um sentimento de provisoriedade.
O conhecimento científico não é a única forma de conhecimento, nem possui valor absoluto. O pensamento cientifico tem de ser ampliado e envolvido por uma sabedoria humanizante.
A ciência é um ponto de vista sobre o mundo, sobre o universo e sobre o próprio homem. E porque é um ponto de vista que abundam nela as ocasiões para se cometerem erros e, além disso, proporciona as oportunidades para uma utilização destrutiva das suas próprias descobertas, algumas vezes ao arrepio das intenções dos próprios investigadores:
“ Verifica-se até que a ciência dos grandes cientistas é aproveitada em nome desses cientistas para justificar pontos de vista e atitudes a que eram inteiramente estranhos e que, por vezes, inteiramente lhes repugnavam”.
Em suma; o impacto da ciência na vida quotidiana levou a uma hipervalorização do conhecimento científico e a uma desvalorização de outras formas de saber.
O conhecimento científico é um ponto de vista, uma perspectiva de interpretação.
A ciência, tal como as outras formas de saber, funda-se em pressupostos, mas revê os seus pressupostos. É uma forma limitada de sondar o mundo que verifica, corrige e controla os seus resultados.
O conhecimento científico possui uma variedade de características que traduzem a sua dimensão aproximativa, revisível e dialéctica.
Na esfera das ciências da natureza parece haver uma unidade fundamental da ciência.
A diversidade das ciências levanta o problema da sua classificação; existem vários critérios de classificação. O modelo das ciências exactas da natureza foi elevado a cânone exclusivo de cientificidade.

Termino então com:
A ciência evolui todos os dias e sem ela nada se faz.
Como estamos a chegar ao natal, confira este vídeo como prova que a ciência e a tecnologia está e estará sempre em primeiro lugar.


Sem comentários:

Enviar um comentário